sábado, 1 de mayo de 2010

O Lugar Onde Se Vende Alegria

O Distrito Federal, ou simplesmente D. F. – que é como os mexicanos chamam o que o resto do mundo conhece por Cidade do México – é um aglomerado de 16 delegações. Quer dizer, quando decidiram criar um centro pra federaçao, elegeram uma área de 20 léguas de raio a partir do centro do que era a capital dos Astecas (o Zócalo) e definiram que as entao chamadas colonias dentro dessa área constituiriam a capital dos Estados Unidos Mexicanos.

A maior delas, Tlalpan, é o lugar onde estou morando. Mas maior não significa mais agitada, pelo contrário: de todas as áreas, dizem que essa é uma das mais calmas e seguras. A uma quadra de onde estou fica a praça do centro da delegação onde todo fim de semana tem uma feira de alguma coisa; neste, por exemplo, tinha uma feira infantil (o dia das crianças aqui é 30 de abril). Perto dali, o mercado público local com todas as coisas pitorescas, de pichorras a gafanhotos (chapolines) fritos.

As vielas muito estreitas não permitem a passagem de mais de um carro por vez e as calçadas, por vezes, sequer existem. Vendedores de toda sorte de coisas te acordam de manhã cedo anunciando seus produtos aos gritos enquanto caminham pelas ruas: gás, frutas, picolé... Mas um produto me despertou curiosidade pois nao havia como entender claramente o que o ambulante estava oferecendo, até que fui obrigado a parar um deles pra perguntar: ele estava vendendo "alegria", um tradicional doce mexicano feito de amaranto e mel.


Ramirez, o vendedor de alegria

1 comentario: