domingo, 16 de mayo de 2010

Surfando Sofás em Bom Portugues

Fiquei um pouco decepcionado que uma cidade desse tamanho nao tem um encontro semanal do CouchSurfing. Porém, surpreso ao saber que um grupo de pessoas do CS se reúne apenas pra praticar portugués. A idéia entao era ir antes ao Zócalo conferir um pouco do concerto que o Molotov faria de graça durante a manifestaçao organizada pelo próprio governo do D.F. contra a lei do Arizona e depois conferir o encontro CS, mas eu nao esperava que a policia fosse me barrar por levar na mochila uma garrafa de Velho Barreiro que eu fazia questao de levar à posterior reuniao.


Indignado, impedido de entrar na praça onde os mexicanos faziam um protesto contra o impedimento de mexicanos entrarem nos EUA, fui fazer meu protesto silencioso comendo num MacDonalds. Mas o tiro saiu pela culatra. Ainda nao comentei sobre a comida daqui pois estou deixando pra detalhar num próximo post, mas todos sabem da fama do chile mexicano, certo? Pois cheguei bem contente e pedi um menu do dia, ato do qual me arrependi ao dar a primeira mordida no sanduíche adequado à realidade local: MacPollo com guacamole!!!

Desventuras alimentares superadas, tomei o caminho do lugar do encontro. Depois de me perder e levar uma boa chuva no lombo (primeiro dia sem sol forte desde que cheguei) enfim cheguei à casa da Surya, mexicana gente finíssima que ama o Brasil. Impressionante como, depois de beber umas caipirinhas à moda do sul, o portugues dos chilangos melhorou consideravelmente. Tenho que confessar que é muito estranho - pra nao dizer engraçado - ouvir os nativos falando nossa língua, especialmente porque aqui nas universidades, o portugues ensinado é o de portugal, tanto no vocabulário quanto no sotaque. Some-se a isso uma galera tri gente boa e um argentino que é o maior conhecedor de piadas de porteños; resultado: noite de boas gargalhadas!


4 comentarios:

  1. Ai como tu é chique Roger! Só quer saber de viajar! não não não! Mas é isso aí, sempre com a camiseta do nosso tricolor :D

    oo querido! aproveita muito aí.. e quando voltar, vamos escrever o livro sobre as tuas histórias! hehe

    Te cuida por aí! Grande beijo

    ResponderBorrar
  2. Escreve um livro. Juro que compro... Muito bons teus blogs 'mundanos'... Hehehe

    ResponderBorrar
  3. Como é que um argentino se-suicidar sem riesgo de supervivenca?
    Vai pra acima do seu EGO y se joga pra o chao!

    (se entenderá en portugués? jajaaa)

    ResponderBorrar