domingo, 30 de mayo de 2010

Xochimilco

Outro ponto de passagem obrigatória pra quem está na Cidade do México é Xochimilco. O atrativo principal aí säo os passeios de trajinera (tipo uma gôndola só que para grupos maiores) através dos canais remanescentes do grande lago que antes havia aí, o que aliás é patrimônio da humanidade. O lance aqui é bem farofa: pegar a família toda, encher sacolas com mantimentos e passar a tarde navegando pelos canais ao som de mariachis.

Niñopa chega à igreja sobre um tapete de pétalas.


Chinelos dançam ao som da banda.


Sim, aquele boneco é o venerado Niñopa.


Saca só a estratégia pueril pra comer algodäo doce na faixa

Mas antes de chegar aos embarcaderos, demos a sorte de cruzar com uma procisäo local. Meu professor comentava ontem de algumas tradiçöes católicas locias e destacou a veneraçäo ao Niñopa como uma delas. Pois näo é que demos a sorte de ver exatamente a chegada dele à igreja do centro com todas as honrarias dignas do evento: banda marcial, chinelos dançando ao redor e uma fila enorme de gente pra beijar os pés da imagem.

A indicaçäo é ir sempre em grupos grandes, pois o aluguel do barco näo é por pessoa, mas por hora. Entäo pra curtir como se deve, fui com uma galera muito bacana do CouchCurfing, munidos de ceva e violäo!!





1 comentario: