viernes, 21 de mayo de 2010

Acapulco (parte I)

Cheguei ao México sem muitos planos definidos, mas alguns lugares queria ver desde sempre e um deles era a mundialmente famosa praia de Acapulco. Mas se essa história de nao ter planos ajuda um pouco pois diminui a pressao e o nivel de expectativa em relacao a algumas coisas, por outro lado pode trazer alguns problemas inesperados. Decidir coisas de ultima hora e fazer no joelho é uma parte da cultura brasileira que nunca me agradou, mas foi o que acabou acontecendo. Contudo, um ponto que pesou muito nisso nao foi a preguiça, mas a indecisao.

Acontece que desde que cheguei, tenho perguntado aos locais sobre coisas legais pra fazer e lugares pra visitar e o coro aqui é unanime: nao vá a Acapulco, é cheio de turistas, tudo muito caro e nem é tao bonito assim; meu professor disse que lá é tao cheio de chilangos que quase consideram uma delegaçao do DF!! Eu estava decidido a passar o meu aniversario numa praia mexicana, porém, depois de tanta propaganda contra, já estava deixando a idéia original de lado e pensando a ir para algum balneário do estado de Oaxaca como Puerto Escondido ou Puerto Angel, indicados por oito em cada dez pessoas.

Cheguei a tentar buscar conselhos em sites, mas nenhum me parecia imparcial; busquei precos de tarifas, mas os servicos de atendimento por telefone das empresas de transporte aqui simplesmente nao funcionam; mandei alguns requests para CSers, mas além de o projeto nao ser tao popular aqui, só tomei toco; fui procurar hostels baratos, mas poucos estao cadastrados nos portais internacionais. Enfim, tanta coisa me deixou tao confuso que por fim nao sabia de nada. Na manha de hoje acordei sem passagem, sem reserva e sequer destino certo. Fui para o terminal rodoviario mais perto de casa (existem tres principais aqui, outra coisa que ajuda a baguncar) para pegar o primeio onibus com um destino aceitável e preço razoável. Adivinha pra qual praia saia o próximo onibus que por acaso era a passagem mais barata que havia?? Sim, era o universo conspirando, a mao invisível, o Acaso, os deuses e a Formiga Atomica me mandando para Acapulco!! Liguei o "foda-se", esqueci dos conselhos e subi no busao com o cu na mao de me arrepender, mas fui.

Ainda no caminho, me dei conta de duas coisas importantissimas que havia esquecido: meu passaporte, ou seja, o único documento aceito por qualquer onde eu fosse me hospedar, e o cartao de memoria da minha camera, ou seja, fotos só de baixa definiçao ou do meu celular. Pronto, já 'tava começando a dar tudo errado... Cheguei na cidade e era um caos. Além disso, um cara com mochila nas costas, garrafa d'água na mao e com jeitao de gringo é alvo fácil para os vendedores e intermediadores locais. Eu devo ter batido o recorde mundial de "no, gracias" ditos por minuto. Consegui um lugar com internet onde fui procurar por uma última vez um lugar pra ficar, mas tudo estava lotado, aí fui andar pela zona hoteleira no intuito de achar um lugar barato no qual eu pudesse dar um "migué" pra me aceitarem mesmo sem identificaçao.

Nao demorou até um senhor me parar para oferecer hotel. Resumo da ópera, o quarto que originalmente era por 550 saiu por 200. Documento? No, no necesita... Perfeito, né? Aham, espera só pra ver a explicaçao: aceitei ficar num quarto que nao tinha ar condicionado, o que aquela hora da tarde nao parecia tao indispensavel. Imagine o que me esperava na noite: uma sauna! Sem falar na ausencia de agua quente pro banho... Mas antes disso, instalado e ávido por ver o Pacífico, me joguei para o mar.

A viagem que me tomou 6 horas do dia me deixou com apenas poucas horas de sol, entao deixei pra conferir as ondas de perto no dia seguinte e aproveitar o cair-do-sol pra uma caminhada pela beira da praia até o centro onde fui jantar. Geograficamente, Acapulco é como todas as principais cidades litoráneas mais jovens: uma avenida à beira-mar (a costera) de uma grande baía, outra avenida principal mais adentro e o centro onde as duas quase se encontram. Definitivamente, nao é um lugar pra relaxar: é tudo barulhento, luminoso e, infelizmente, sujo. Daí vem a grande quantidade de tentativas de dissuasao que sofri. Contudo, a praia é muito bonita e a cor do mar encanta.



1 comentario: